Qual a diferença entre Mentoring e Coaching?
Eu sou certificada em coaching e faço mentorias.
Defino-me como mentora e não coach.
No processo de mentoria, uso técnicas de neurocoaching, mas, não é coaching.
Afinal, estamos falando da mesma coisa? Coisas muito diferentes? ou sutilmente diferentes?
Recentemente fui procurada por uma profissional de RH que me disse que costumava contratar coaching para o desenvolvimento de competências, mas que para as demandas que ela tinha atualmente entendia que precisava de mentoring e não coaching. A demanda em questão era o processo de transição gerencial de uma profissional recém-promovida.
Por causa dessa conversa, achei que seria importante escrever sobre essas, nem tão sutis, diferenças que existem nesses processos.
Antes de prosseguir nas diferenças, ressalto, que o coaching é um processo extremamente poderoso. Em determinado momento da minha carreira, eu usei com o objetivo de me ajudar a tomar algumas decisões de carreira e foi bastante útil.
Gosto do coaching como processo, mas não recomendo todo coach, pois creio que para ser um coach é preciso uma longa história de aprendizado com as ciências ligadas ao desenvolvimento pessoal e teorias sobre aprendizagem.
Início falando sobre isso porque mais do que saber qual a diferença entre os dois processos é muito importante saber escolher o profissional que irá realizá-lo.
O que eu disse, acima, sobre conhecer a ciência do desenvolvimento pessoal e teorias de aprendizagem também se aplica ao mentor. Para este caso é imprescindível, vou repetir, É IMPRESCINDIVEL , que o mentor tenha vivido a área onde pretende mentorar.
Logo, tanto o profissional de RH que vai comprar o serviço, ou mesmo o próprio profissional que deseja iniciar um processo de mentoria precisa ter clareza das suas necessidades de aprendizagens. Falei sobre isso nesta newsletter aqui [link para essa newletter – A mentoria pode não ser para você]. E a partir dessa clareza, saber escolher quem será o mentor.
Em outras palavras, se a questão é desenvolver habilidades de liderança, o mentor deve ter sido liderança e enfrentado os desafios de liderar, do contrário, não terá o que compartilhar.
Segue abaixo, um breve resumo, das diferenças principais.
MENTORIA
- Foca especificamente na vida profissional e na carreira.
- O mentor precisa ter experiência e repertório conceitual e técnico na área onde pretende mentorar.
- Baseado em trocas, aconselhamentos, experiências, e perguntas poderosas para gerar insights.
- É um processo exploratório de possibilidades para atingir objetivos e transferência de energia para a ação.
- É um processo de fora para dentro e de dentro para fora onde alguém com experiência na área, ajuda o (a) mentee sobre o que , quando e como algo deve ser feito.
- O foco do processo é gerar aprendizado em relação a situações, contextos e ambientes que estão sendo vividos.
COACHING
- Foco no atingimento de algum objetivo, seja este pessoal o profissional
- O coach não precisa de experiência em nenhuma área especifica profissional, já que o coach é preparado com ferramentas e técnicas para realizar o processo.
- Baseado em perguntas poderosas para gerar insights
- Possui um objetivo acordado que é pré-estabelecido e espera-se que o seja atingido
- O coachee precisa ter clareza de qual objetivo precisa atingir
- O objetivo do coaching é que o coachee encontre em si mesmo as ferramentas e respostas para atingir os resultados
Se você está se perguntando como saber se precisa de um coach ou de um mentor , eu te diria para pensar se o que você precisa é de alguém para te ajudar a atingir um objetivo específico, exemplo: quero ser promovido. Se for esse o caso, procure um Coach.
Se você deseja embarcar em um processo de aprendizado acerca de uma determinada situação em que você está vivendo mas, não tem repertório para lidar . exemplo: após ser promovido, quais são os desafios da posição? Quais as novas dinâmicas de poder? Como lidar com elas ? o que meus sentimentos estão me dizendo sobre isso? Procure um mentor.
Depois disso, escolha o Coach ou Mentor baseado na formação, experiência que o mesmo tem com desenvolvimento humano.
Se você quiser conhecer mais sobre o meu trabalho de mentoria, me envie um e-mail que falamos ou acesse o site https://veramartinslideranca.com.br/
Se você precisa de um bom coach, eu recomendo dois profissionais incríveis:
Recomendo Cidinho Marques @profcidinhomarques
Recomendo Juliana Guedes @julianaguedespsicologa
Sobre as diferenças entre os dois processos, este é o meu ponto de vista, não pretendo ter a última palavra sobre o assunto, me escrevam acerca dos seus pontos de vista.